.... HOME > Quem somos > Histórico
 
  História
  Conceito
  Instalações
  Comodidades
  Resp.Social
  Vídeo Empresa


 

Histórico


ASSOCIAÇÃO E CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA  


A história da Congregação das Irmãs de Santa Catarina (ACSC) teve início em 1571, quando Regina Protmann, uma polonesa de 19 anos, fundou, na Europa, um convento devotado a Catarina de Alexandria, mártir do século III da Era Cristã. A instituição dedica-se à oração, socorro aos doentes e às meninas sem escola.

 
O nascimento da Congregação no Brasil data do final do século XIX. Um pedido de frades Franciscanos trouxe as Irmãs de Santa Catarina ao Brasil, em 1897, à cidade de Petrópolis (RJ), inicialmente para educar os filhos de colonos alemães. O Colégio Santa Catarina em Petrópolis existente até hoje sob os cuidados da ACSC.

 

Logo, comovidas com a situação social, saúde e educação e com o apoio financeiro da Casa-Mãe da Alemanha e de benfeitores alemães e brasileiros, entre os quais os Franciscanos de Petrópolis e os Monges Beneditinos de São Paulo, as Irmãs da Congregação de Santa Catarina começaram a adquirir propriedades para exercer suas atividades sociais. E tem início assim a construção de hospitais e escolas.


Desde então a obra cresceu e é hoje uma das maiores redes sociais reconhecida como uma das maiores entidades filantrópicas do país.


HOSPITAL SANTA TERESA


Fundado pela Família Imperial em 1876, o Hospital Santa Teresa recebeu esse nome em homenagem à Imperatriz Thereza Cristina, que se empenhou em dar um atendimento assistencial aos mais humildes. No ano de 1900, o Hospital Santa Teresa foi entregue às Irmãs da Associação Congregação de Santa Catarina. A missão que as Irmãs de Santa Catarina receberam à frente do Hospital Santa Teresa é uma história de amor e de dedicação à serviço da vida. A Medicina de Petrópolis (RJ) nasceu nessa instituição e grande parte da sua história foi retratada dentro desse Hospital.


Hoje, o Hospital Santa Teresa em Petrópolis-RJ, conseguiu se consolidar em toda a Região Serrana como referência em algumas áreas primordiais da saúde, como: Cardiologia, Neurocirurgia, Vascular, Ortopedia e Traumatologia. 


A experiência adquirida ao longo dos anos, através de um corpo clínico altamente qualificado e aliado com as inovações tecnológicas, garantiu ao Hospital Santa Teresa excelência em atendimento tanto para Convênios e Particulares quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS). 


O Hospital Santa Teresa conta com 156 leitos de internação, três CTIS, sendo uma coronária e uma unidade exclusiva para atendimentos femininos com berçário e monitoramento 24H por dia que garante segurança de mães e filhos.


Em parceria com o Hospital Santa Teresa, os setores terceirizados de Hiperbárica, Endocentro, Laboratórios de Análises Clinicas e Centro de Diagnóstico por Imagem garantem a todos os que são assistidos pelos mais de 100 especialistas do Centro Médico Santa Teresa, o conforto de se realizar grande parte dos principais exames de check-up no próprio hospital.

 




<< Voltar


 
Rua Paulino Afonso, 477 - Bingen - Petrópolis - RJ - (24) 2233 4600 | Créditos